O Estado da Água" analisa a presença da água em redor da aldeia do Sabugueiro no concelho de Seia, nas suas componentes material, sensorial, visual, paisagística e sociológica.
O projeto consistiu na realização de residências artísticas, interações com a comunidade local e apresentação dos trabalhos resultantes (desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeo) em Seia na Casa Municipal da Cultura, e no Sabugueiro no Museu Etnográfico, no Forno Comunitário e na paisagem em redor da aldeia.
A equipa artística é formada por Eunice Artur, Iana Ferreira, Inês Teles, Joana Patrão, Jorge Leal e Thierry Ferreira.
O título reflete a vontade do coletivo de artistas de entender e questionar a matéria água nas suas características (matéria, cor, brilho, som, cheiro, ritmo), modo como interage com os restantes elementos da paisagem, com a fauna e flora, as dinâmicas climáticas de extrema escassez ou abundância diluviana, assim como as interações estabelecidas com as populações permanentes e ocasionais. A heterogeneidade dos 6 artistas resultou em propostas de caráter distinto que refletem as visões pessoais a partir do mesmo território.
O projecto, desenvolvido no âmbito da Associação de Arte e Imagem de Seia, tem o apoio institucional e financeiro da DGArtes, com o apoio logístico do Hostel Criativo do Sabugueiro e do espaço de produção e divulgação do Atelier Concorde.